bulevoador
Autor: Eli Vieira*
A seguir, alguns mitos sobre feminismo. Se está sem tempo, leia apenas a descrição dos mitos em itálico, pulando exemplos e respostas.
- Que é um “machismo” às avessas, ou
seja, preconceito contra homens (misandria):
falso. Homens são
beneficiados com igualdade entre gêneros capitaneada pelo feminismo pois
ela implica, entre outras coisas, que eles não precisam atender a
papeis idiotas de gênero, como a suposta obrigatoriedade de ser hétero,
violento e grosseiro.
Exemplo: “Você é gay? Nunca achei, parece até homem”.
Resposta: A
masculinidade não depende da orientação sexual, pois é uma identidade de
gênero. O único critério confiável e respeitoso para julgar se alguém é
homem é a autoidentificação (que não é apenas uma declaração qualquer,
mas uma consistente e fidedigna expressão de como a pessoa se sente e se
vê). Todos os outros critérios comumente usados falham: nem todo homem
tem barba, nem todo homem tem pênis (existem homens trans, identificados
como mulheres ao nascer – e que nunca se sentiram mulheres; e homens
que perdem o pênis em acidentes), nem todo homem tem voz grave etc.
É
bom lembrar que usar “masculinidade” de forma honorífica, como um elogio
ao caráter, é uma forma de sexismo. Não é uma virtude nem um vício ser
homem. É apenas um fato da natureza e da identidade de aproximadamente
metade da humanidade.
É normal que pessoas eroticamente atraídas por
características ‘masculinas’ usem ‘masculinidade’ como elogio estético,
mas só pode ser um fruto de uma valorização extrema ao masculino que
alguém diga “este é homem!” ou pergunte “você não é homem, não?” quando
quer se referir a virtudes como a coragem, que certamente não é atributo
exclusivamente masculino, mas característica de parte da humanidade: as
pessoas corajosas, que podem ser homens ou não.
Feministas criticam
associações injustas de gêneros a virtudes e vícios, e tratamento
desigual, pela óbvia injustiça que traz. Imagine se você vivesse num
país em que ser chamado de “homenzinho” significa ser chamado de
covarde. Soa justo?
- Que não atende aos interesses
masculinos, sendo necessário o “masculinismo” para isso: “masculinismo”
não é um nome para uma comunidade de pensadores e ativistas que
realmente estejam em sua maioria preocupados com igualdade, como é o
caso do feminismo. A ONG SPLC mostrou que os supostos “ativistas dos direitos dos homens” ou “masculinismo” nada mais são que grupos de ódio.
Exemplo: “É culpa das
feministas que os juízes não respeitam os direitos do pai e sempre dão a
guarda dos filhos para as mães após divórcios.”
Resposta: Como eu disse
anteriormente, feministas não querem que uma pessoa ganhe vícios ou
virtudes automaticamente apenas por identificar-se com determinado
gênero. Então, se vivemos numa cultura em que existe uma crença
disseminada de que é sempre a mulher quem se dá bem com crianças, e de
que mulher que não tem filhos é incompleta (como se não ter filhos não
fosse uma opção disponível do cardápio de escolhas de vida de uma
mulher), isso é um sinal de machismo ou sexismo, coisas que são alvo da
crítica e das ações feministas. Se os juízes estão realmente tendo o
preconceito de que a mulher é sempre a mais apta para ter a guarda dos
filhos, o que é mais provável: que estejam lendo livros feministas que
apregoam igualdade em direitos, ou que estejam reproduzindo preconceitos
da sociedade em que foram criados, especialmente preconceitos sobre o
papel da mulher?
- Que criou leis que tratam
desigualmente homens e mulheres, como a Lei Maria da Penha:
falso.
Homens podem ser atendidos pela Maria da Penha e a lei foi aplicada até
em casos de violência doméstica em casais gays masculinos.
Exemplo: “As leis já proíbem agressões! Ficar fazendo leis para partes da população é criar privilégio!”
Resposta: Foi preciso
que filósofos como Dworkin e Rawls queimassem suas pestanas em esforços
hercúleos de identificar que consequências se seguem de cada ação dos
legisladores para que os juristas modernos entendessem e percebessem que
tratar todos da mesma forma, ignorando desvios na vitimização de cada
grupo humano, acaba mantendo desigualdades injustas.
O consenso hoje
costuma ser que aqueles que sofrem maior dano acumulado de discriminação
devem ser os alvos do maior esforço de elevação à igualdade: desiguais
por injustiça devem ser tratados desigualmente por justiça.
A literatura acadêmica
acumulou inúmeros casos de desdém pelas mulheres vítimas de agressão
doméstica e violência sexual em delegacias convencionais até que se
percebeu a necessidade das delegacias da mulher (lembra dos juízes
poderem reproduzir preconceios da sociedade ao redor? Policiais e
delegados também podem cair nessa).
É verdade que homens são mais
propensos a se vitimizarem na violência urbana, mas não dá para ignorar
que
“70% dos homicídios de mulheres no Brasil são cometidos por
ex-maridos e ex-namorados, na maioria das vezes, por estes não aceitarem
o desejo das mulheres de ruptura do relacionamento amoroso (Saffioti:
1994)”.
Ignorar isso na hora de tratar agressão doméstica seria como
fazer campanhas de conscientização sobre o câncer de mama ignorando
completamente que a maioria das vítimas são mulheres.
Para cada problema
específico do mundo natural, a ciência gera uma teoria específica. Com
problemas sociais não deve ser diferente: para cada problema específico,
deve haver vontade política e legislação específicas. As generalidades,
que são bonitas e aceitáveis, são salvaguardadas pela Constituição. Os
detalhes de como botá-las em prática são desenvolvidos em códigos,
estatutos, leis orgânicas, e leis específicas como a Maria da Penha.
Você conhece a história da Maria da Penha? Vale a pena conhecer.
Conclusões
O movimento de direitos humanos que
busca a igualdade dos gêneros ganhou o nome de “feminismo” (na verdade
há vários “feminismos”, mas isso os une) porque foram e ainda são as
mulheres o gênero mais oprimido na maior parte do mundo. Poderia ser
chamado de “pudim de leite”, não importa: não devem ser tiradas
conclusões apressadas da etimologia da palavra (do fato de feminismo ter
a mesma raiz da palavra “feminino”). O erro de raciocínio de tirar
conclusões falsas sobre um conceito a partir da etimologia do termo que o
rotula é conhecido como “falácia etimológica“.
Existem sociedades em que o gênero
masculino é menos favorecido que o feminino e os homens precisam lutar
por seus direitos para atingir a igualdade? Sim. São muito raras, e uma
delas é Meghalaya, no leste da Índia.
O Brasil, obviamente, não é uma dessas sociedades. Até hoje mulheres
ganham menos para desempenhar as mesmas funções de homens e nosso
parlamento tem apenas 8% de parlamentares mulheres.
Por isso, se você é a favor da
igualdade entre os gêneros, você é feminista, seja você homem (cis ou
trans) ou mulher (cis ou trans).
Aprenda um pouco mais:
- História do voto feminino no Brasil
- Filme com Hilary Swank sobre a chamada “primeira onda feminista” que conquistou o voto feminino nos EUA
- Filme com Hilary Swank sobre a chamada “primeira onda feminista” que conquistou o voto feminino nos EUA
P. S.: Se depois de ler tudo isso alguns
ainda insistem que feministas (que erroneamente caracterizam sempre
como “as feministas”, como se não houvesse feministas que não são
mulheres) têm na verdade interesses ocultos em promover a supremacia
feminina sobre todos os outros gêneros, é sempre bom lembrar esta máxima
do ceticismo: teóricos da conspiração são os responsáveis por
evidenciar o que alegam. E evidências anedóticas sobre casos isolados,
como bem lembrava Carl Sagan, não são evidências de fato, mas geralmente
uma seleção enviesada de quem já tem as conclusões antes de procurar
por fatos.
P. P. S.: Existem, é claro,
discordâncias entre feministas. Muitos e muitas, por exemplo, acham que
pode ser sexismo usar a forma gramaticalmente canônica da língua
portuguesa de generalizar para o “masculino” na hora de falar no plural
(os estudantes, os cientistas etc.). Não é o que eu acredito: amigos
linguistas me dizem que, apesar de o Japão por exemplo ter sido e talvez
ainda ser uma cultura extremamente sexista, a língua por lá soa
bem ”igualitária”, não tendo essa binariedade de gêneros gramaticais. Na
verdade línguas como o russo têm mais de dois gêneros gramaticais, então
é apenas uma convenção e um acidente da história da língua portuguesa
que nós falemos e escrevamos assim, e que os linguistas ainda chamem
essas categorias de “gêneros”.
Acho importante uma certa vigilância e
alguns hábitos, como por exemplo suprimir o artigo “os” (como fiz neste
post algumas vezes) ou citar ambas as formas (como também fiz aqui). Há
feministas que utilizam “x” e “@” no lugar das vogais indicativas de
gênero gramatical em sufixos. Tenho quatro objeções a isso, uma
subjetiva e três objetivas: é esteticamente pouco atraente (subjetiva);
atrapalha e distrai na hora de ler (objetiva); no fim não leva a grandes
mudanças porque a língua falada é dominante (sempre será porque é
falando que aprendemos) e esses caracteres nesses lugares são
impronunciáveis (objetiva); traz desconfiança aos leitores pois faz
textos feministas parecerem coisa de uma comunidade hermética com
maneirismos de escrita, como se fosse uma tribo urbana, em vez de um
grupo de ativistas que recebe a todas e todos (objetiva).
P. P. P. S. (o último!): Gêneros são
fenômenos naturais da cultura e da biologia, parte indissociável da
natureza humana, e portanto são objeto de pesquisa e há questões da
pesquisa que estão em aberto. Há escolas de pensamento que defendem que
não é um fenômeno discreto, ou seja, que há um espectro contínuo de
identidades possíveis entre a masculinidade e a feminilidade. Há outras
que negam que gênero se restrinja ao binário de masculino e feminino, e
citam como evidência culturas em que há mais de dois gêneros (como em Samoa,
em que além de homem e mulher há “fa’afafine”). Finalmente, há
acadêmicos que alegam que gênero não é uma questão de identidade, mas de
“performatividade”: não dizem respeito ao que você é, mas ao que você
faz. Simpatizo com algumas dessas escolas, especialmente como
geneticista, pois espero uma variação genética substancial entre humanos
que serve como arcabouço para mais variação originada da influência do
ambiente, especialmente a cultura. Recursos genéticos e recursos
culturais são igualmente importantes na manifestação de nosso infinito
(às vezes literalmente infinito) repertório comportamental.
* Eli Vieira foi o primeiro presidente da LiHS, é biólogo, mestre em genética e biologia molecular, e estudante de doutorado na University of Cambridge.
O problema não está na filosofia, está nas seguidoras.
ResponderExcluirO feminismo está para a igualdade com seu ativismo...
...como a igreja católica está para a salvação do mundo com as cruzadas.
Medite nisso.
Paz.
mas que comparação mais sem pé nem cabeça!
Excluirtenha dó!