quinta-feira, 25 de abril de 2013

“Se mamãe ensinou assim (com seus preconceitos), quem sou eu para negar?”

 
pragmatismo politico
 
Postado em: 24 abr 2013 às 20:07

A família, muitas vezes, é uma das instituições responsáveis por passar preconceitos adiante. Por trás do que aparentemente são sábias palavras de pai e mãe escondem-se grandes bizarrices

Leonardo Sakamoto, em seu blog

Entrei em uma loja de armarinhos e pedi determinado rolo de linha e agulha para poder pregar alguns botões fujões e arrumar a maldita bainha de uma calça que insistia em se soltar, num desespero de causa para tocar o chão. Um grupo de simpáticas senhoras de cabelos brancos, ouvindo meu pedido, veio me dar os parabéns. Achei engraçada a cena e expliquei que fazer isso era mais barato que apelar sempre para os serviços de um profissional – o que seria vergonhoso, ainda mais para um neto de costureira.

preconceito homem costurar
(Imagem – Ilustração)

Até que uma delas reclamou que a nora era uma “inútil” porque não sabia pregar um botão da camisa do filhinho dela. De forma bastante delicada, para não atrapalhar aquele momento-chá-da-tarde, perguntei se o pimpolho não poderia ele mesmo fazer isso. Rindo de forma doce, ela soltou um “claro que não!”. Afinal, ele era homem. Eu é que estava indo além das minhas tarefas.

Pessoas ficam amuadas comigo quando digo que a família é uma das instituições responsáveis por passar preconceitos adiante, reforçando uma programação machista do indivíduo, por exemplo. Mas por trás do que parecem serem sábias palavras de pai e mãe, das quais nos lembramos com carinho e se tornam leis supremas para o resto da vida, não raro escondem-se grandes bizarrices.

A maior parte das incumbências que se atribuem aos gêneros não é por conta
de características físicas que diferenciam homens e mulheres – elas são capazes de fazer tudo o que nós fazemos, nós é que não somos capazes de fazer tudo o que elas podem fazer. Da mesma forma, uma “tradição” não existe desde sempre, ela é construída ao longo tempo, feito camadas de cebola sobrepostas, e não raro embute em sua gênese uma relação dominador/dominado, fantasiada de costume, cujo real significado perde-se na repetição passiva sem reflexão.
 
Em suma, limpar a casa e cuidar dos filhos não é coisa de mulher. Muito menos fazer bainha de calça.

Daí alguns leitores dizem: “Ah, mas eu sou homem e passo a vassoura na casa, levo os filhos na escola e prego botões. Então, você está errado, japa”. Se você se orgulha de fazer sua obrigação, deve ver essas atividades como favores feitos a alguém – à sua companheira, talvez? O que é ridículo. Isso deveria ser tão corriqueiro – entre nós, homens – como respirar ou comer, atos que fazemos sem questionar ou nos sentir grandiosos por isso.

Mas se mamãe (que junto com papai, doutrinou-me direitinho em preconceitos e visões excludentes de mundo) ensinou assim, quem sou eu para negar?
Enfim, pobres noras.

2 comentários:

  1. Eu já disse pra minha mãe uma vez: "Um homem que não sabe preparar uma arroz com feijão, nem pregar um botão de camisa, pode ser considerado um inútil."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda bem que existem homens como vc. Roberto, e a cada dia mais e mais

      lamentavelmente ainda existem mulheres machistas que fazem de um tudo para impedir literalmente que os homens sejam autosuficientes - é uma forma de exercer poder

      além tbm dos homens que temem virar "mulherzinha" se fizerem "certos serviços" - esse nem dá pra comentar rsrsrsrs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...