terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estupros no mundo globalizado

Publicado em 14/02/2013

O Observatório da Imprensa dessa semana debate o caso da estudante indiana estuprada e morta por seis homens, que expôs ao mundo as violações aos direitos da mulher. Protestos tomaram conta das ruas de Nova Déli e ecoaram pelo mundo. A mídia divulgou o caso em todas as plataformas, inclusive nas redes sociais, onde foi objeto de debates.

O trabalho da imprensa estimulou a discussão em países com o mesmo problema, como o Nepal. A questão envolve cultura patriarcal e misoginia em um mundo cada vez mais globalizado. Os Estados Unidos são um exemplo disso no ocidente. Estupros seguidos de morte ocorrem em larga escala e muitos criminosos saem impunes. Alguns estupros chegaram a ser exibidos em tempo real, como na cidade de Steubenville. Apesar dos avanços do mundo hiperconectado, os abusos contra a mulher ainda são arcaicos.

Esta semana, Alberto Dines recebe a Chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha. Em São Paulo, conta com a presença da jornalista Florencia Costa, autora do livro Os Indianos. Em Brasília, a convidada é a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves.

http://tvbrasil.ebc.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...