sábado, 9 de fevereiro de 2013

Comissão denuncia abuso sexual em crianças na Irlanda

Globo News - Jornal das Dez - Quarta-feira, 20/05/2009



Mais um escândalo sobre desvio de conduta abala a Igreja Católica. Na Irlanda, cerca de duas mil crianças sofreram agressões físicas e psicológicas em instituições religiosas.

Uma ação dos Irmãos Cristãos, a maior provedora de amparo a meninos no país, fez com que a Comissão desistisse da sua intenção original de nomear as pessoas contra as quais as alegações foram feitas. Nenhum dos acusados de abuso será processado como resultado da investigação.

Esse caso foi retratado no filme Em Nome de Deus. O diretor Peter Mullan levou às telas a história de quatro mulheres, que por motivos diversos foram enviadas a um asilo católico para pagar por seus pecados. ver mais aqui


Irlanda, década de 60. Margaret (Anne-Marie Duff) foi estuprada num casamento por seu primo. Bernardette (Nora-Jane Noone) é muito bonita e por isso representa um perigo para os homens da vizinhança. Rose (Dorothy Duffy) e Crispina (Eileen Walsh) são mães solteiras. Por causa disso essas quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares, com o intento de "pagar por seus pecados". Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico. As internas são conhecidas como "as irmãs Magdalena". Elas são humilhadas regularmente pelas madres, que não toleram desobediência, muitas vezes usando até mesmo castigos físicos.

Globo.com - 20/05/09 - 17h20
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/

Arcebispo irlandês pede desculpas por abusos sexuais a menores

Investigação revela agressões e abusos em instituições católicas. Governo do país também foi criticado por não ter coibido os crimes.

O arcebispo da Igreja Católica irlandesa, o cardeal Sean Brady, pediu desculpas e disse estar "envergonhado" pelos milhares de casos de abusos sexuais, físicos e psicológicos cometidos por religiosos em instituições do país durante quase 70 anos.

Brady emitiu um comunicado hoje em resposta à publicação de um relatório da Comissão sobre Abusos a Menores, realizada em 2000, para esclarecer denúncias de abusos ocorridos desde 1940, até meados da década de 80.

Um relatório governamental divulgado nesta quarta-feira (20) na Irlanda acusa padres de terem agredido e abusado sexualmente de milhares de crianças durante décadas em instituições católicas como orfanatos e escolas de ofícios.

A Comissão de Inquérito sobre Abuso Infantil foi estabelecida pelo governo em 2000. O resultado de sua investigação acusa sucessivas gerações de padres, freiras e irmãos de agredir, deixar à mingua e, em algum casos, abusar de crianças entre 1930 e 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...