quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mutilação genital afeta 140 milhões de crianças e mulheres em todo o mundo



A mutilação genital feminina afeta cerca de 140 milhões de crianças e mulheres em todo o mundo. Cada ano mais de 3 milhões de crianças correm o risco de sofrê-la e calcula-se que na Espanha cerca de 10.000 menores possam estar em risco.

A reportagem está publicada no jornal espanhol La Vanguardia, 06-02-2013. A tradução é do Cepat.

Os dados são da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e, embora custe a acreditar, pertencem ao século XXI. A ablação é realizada em 28 países africanos, apesar de estar penalizada em mais de 20 deles, além de em alguns países do Oriente Médio e Ásia, e em mais de 12 países industrializados com população imigrante.

No total, calcula-se que no mundo haja mais de 100 milhões de mulheres mutiladas. Por isso, e por ocasião do Dia Mundial da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina, que é comemorado no dia 06 de fevereiro, organizações como a World Vision, Médicos do Mundo e o Conselho da Juventude da Espanha unirão suas vozes para sensibilizar sobre a importância de erradicar esta prática sofrida por milhões de mulheres pelo simples fato de serem mulheres.

No caso da Espanha, a legislação ampara a luta contra a ablação, e está tipificada como crime no Código Penal. Além disso, desde 2007, a lei espanhola inclui na categoria de ‘pessoas refugiadas’ as mulheres que fogem de seu país por motivos de gênero.

Apesar desta proteção legal, o Conselho da Juventude insta a “não baixar a guarda” e alerta que famílias de origem subsaariana que residem na Espanha possam praticar este tipo de violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...